O Fórum do Campo Lacaniano de Brasília (em formação) propõe um espaço de trabalho com atividades (cartéis, grupos de trabalho, seminários, sessões clínicas e cursos de extensão) para a transmissão da psicanálise e a articulação com outras áreas do saber. Tem em seu horizonte a formação em psicanálise, o encontro do discurso analítico com o nosso tempo e a sustentação da formalização do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília.

 

Editorial 2/2019

O Fórum do Campo Lacaniano de Brasília (em formação) em harmonia com à EPFCL-Brasil acolheu “A política do corpo” como tema norteador das atividades do ano de 2019. Neste segundo semestre, nos dias 11, 12 e 13 de outubro, acontecerá, em Aracaju-SE, o XX Encontro Nacional de EPFCL que reunirá a comunidade psicanalítica de nossa Escola. A amplitude acerca do tema também irá nos permitir uma maior preparação para o Encontro Internacional em Buenos Aires: “Tratamento do corpo na época e na Psicanálise”, que ocorrerá de 10 a 14 de julho de 2020 e, ainda em consonância, com a nossa II Jornada do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília (em formação), que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro com a seguinte temática: “O corpo e seus desdobramentos na clínica psicanalítica”.

Ainda nesta direção, o FCL – Brasília (em formação) propõe neste segundo semestre duas novas atividades: o Seminário: De Freud a Lacan: Feminilidade, uma construção do ser mulher e o encontro Da ficção ao inconsciente: um encontro entre cinema e psicanálise.

Sem abandonar os assuntos mais essenciais para a nossa comunidade, os Seminários do Fórum de Brasília (em formação) propõe discussões que sustentem o fundamental para a clínica psicanalítica, para a formação do analista bem como a manutenção do diálogo com os acontecimentos da atualidade. E, ainda, teremos a presença de Joseane Garcia – Coordenadora do FCL-Região Serrana (em formação), no Seminário de Escola.

A Fim de criar mais um meio de comunicação, no ano passado, criamos o site: www.campolacanianobsb.com.br na tentativa de facilitar o acesso às atividades, cursos, eventos que sejam ligados a nossa Escola, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Mais recentemente, inauguramos a Clínica Psicanalítica como dispositivo de atendimento. A Clínica Psicanalítica é composta pelos psicanalistas e membros de FCL – Brasília (em formação) e constitui como espaço de oferta de o tratamento analítico a todo sujeito que demanda. Para solicitar atendimento, é preciso entrar em contato diretamente via telefone ou e-mail com os psicanalistas do FCL-Brasília (em formação).  

Mais uma vez, esperamos que boas e proveitosas conversas possam advir das propostas de trabalho e que este seja um ano de experiência e transmissão. 

Desejo a todos, bom trabalho!

 

 

Flávia Tereza

Membro da Internacional dos Fóruns – Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e Coordenadora do FCL-Brasília (em formação).

Conselho do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília – (em formação)

Gestão 2018-2020

Coordenadora | Flávia Tereza

Vice – Coordenadora | Marcella Laboissière

Primeira Secretária/Tesoureira | Mônica Nogueira

Segunda Secretária | Jéssica Caiado

Close