Seminário A Escola de Lacan

Esta é a atividade inaugural da Iniciativa Fórum do Campo Lacaniano Brasília. Começaremos com a leitura do texto “Proposição de 9 de Outubro de 1967”, no qual Lacan aborda a questão do psicanalista da Escola e os fundamentos dessa. A atividade se pretende permanente, do mesmo modo que a formação do analista orientada pelo ensino de Freud e Lacan. O objetivo das reuniões será discutir e construir saberes a respeito da formação do analista, da transmissão e das possibilidades de se fazer a presença viva da psicanálise no mundo.

No dia 25 de maio, contaremos com a presença de Katarina Aragão, psicanalista, membro e secretária da comissão de gestão da EPFCL – Brasil, para compartilhar conosco a experiência de seu percurso.

  • Coordenação: Flávia Tereza e Cláudio Barra
  • Início: 24.04.2018
  • Frequência e horário: Quinzenal (às terças-feiras), das 19h30min ás 21h
  • Informações: ifclbrasilia@gmail.com

Escritura Lacaniana: O seminário – Livro 11 – Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise

Nesse seminário, mais próximo da prática analítica, Lacan aborda os fundamentos da Psicanálise: “Sobre o que é dos fundamentos da Psicanálise, meu seminário, desde o começo, estava nisto, se assim posso dizer, implicado. Era um elemento seu, pois contribuía para fundá-la in concreto – pois fazia parte da própria práxis – pois lhe era interior – pois era dirigido para algo que é elemento dessa práxis, isto é, a formação de psicanalistas. ” (Lacan, 1964).

  • Coordenação: Mônica Nogueira e Jéssica Caiado
  • Início: 09.04.2018
  • Frequência e horário: Quinzenal (às segundas-feiras), das 10h ás 11h30min
  • Informações: ifclbrasilia@gmail.com

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close