Apresentação

O Fórum do Campo Lacaniano de Brasília – em formação, propõe um espaço de trabalho com atividades (cartéis, grupos de trabalho, seminários, sessões clínicas e cursos de extensão) para a transmissão da psicanálise e a articulação com outras áreas do saber. Tem em seu horizonte a formação em psicanálise, o encontro do discurso analítico com o nosso tempo e a sustentação da formalização do Fórum do Campo Lacaniano em Brasília. O objetivo do FCL-Brasília (em formação) é se organizar para se associar à Internacional dos Fóruns (IF), e pertencer, oficialmente, aos Fóruns do Campo Lacaniano do Brasil.

Fóruns

Os Fóruns do Campo Lacaniano (FCL) reúnem psicanalistas e não psicanalistas em diversas cidades e em várias partes do mundo. Estes Fóruns estão associados à IF-EPFCL e o seu objetivo principal se deduz ao mesmo tempo de sua origem e dessa referência: contribuir para a presença e a manutenção dos desafios do discurso analítico nas conjunturas do século.

O movimento dos Fóruns do Campo Lacaniano no Brasil constituiu a comunidade psicanalítica que deu origem à Associação nacional EPFCL-Brasil e que se distribui em diversas cidades e estados do Brasil. Os Fóruns do Campo Lacaniano acolhe todos aqueles que se interessam pelo estudo da psicanálise, por suas conexões e suas relações com outros discursos.

Os Fóruns locais possuem gestão e programas independentes de qualquer ingerência, mas não sem articulação e solidariedade com o estatuto da EPFCL-Brasil.

Os Fóruns sustentam e oferecem à comunidade de suas cidades e estados instâncias de ensino, pesquisa e transmissão chamadas Formações Clínicas do Campo Lacaniano.

http://www.campolacaniano.com.br/fruns

Editorial

O Fórum do Campo Lacaniano de Brasília (em formação) em harmonia com à EPFCL-Brasil acolheu “A política do corpo” como tema norteador das atividades do ano de 2019. No segundo semestre, nos dias 11, 12 e 13 de outubro, acontecerá, em Aracaju-SE, o XX Encontro Nacional de EPFCL que reunirá a comunidade psicanalítica de nossa Escola. A amplitude acerca do tema também irá nos permitir uma maior preparação para o Encontro Internacional em Buenos Aires: “Tratamento do corpo na época e na Psicanálise”, que ocorrerá de 10 a 14 de julho de 2020 e, ainda em consonância, com a nossa II Jornada do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília (em formação), que acontecerá no dia 23 de novembro com a seguinte temática: “O corpo e os seus desdobramentos na clínica psicanalítica”.

Ainda nesta direção, o FCL – Brasília (em formação) propõe neste primeiro semestre o Clube de Leitura: “Traço e Letra”. A proposta da atividade tem como horizonte o evento festivo do BLOOMSDAY 2019 que acontecerá nos dias 15 e 16 de junho, no Rio de Janeiro, e que se trata de uma tradição em nossa Escola. BLOOMSDAY é o dia de Bloom, feriado nacional na Irlanda e dia em que se reúnem psicanalistas e adoradores do mundo inteiro para celebrar a obra literária de Ulisses. Ulisses, livro que se passa em 16 de junho de 1904, traz a marca peculiar da escrita de James Joyce, um dos autores mais inovadores do século XX e que é referência central para Lacan no Seminário 23: O Sinthoma. O evento, que é promovido pelas Formações Clínicas do Campo Lacaniano – RJ e Fórum-Rio, traz em 2019 como convidada especial, Colette Soler, psicanalista francesa, idealizadora e membro fundador da Internacional do Fóruns e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, que fará duas conferências e lançará a tradução em português de seu livro: Lacan o leitor de Joyce.

Sem abandonar os assuntos mais essenciais para a nossa comunidade, os Seminários do Fórum de Brasília (em formação) propõe discussões que sustentem o fundamental para a clínica psicanalítica, para a formação do analista bem como a manutenção do diálogo com os acontecimentos da atualidade. E, ainda, com o objetivo de nos mantermos fiéis com a proposta cunhada por Lacan acerca de uma Escola que não tampone o mal-estar descrito por Freud, mas, ao contrário, que o suporte, teremos o Seminário de Escola com o tema: “O que fazemos quando fazemos Escola?”. Para este Seminário, contaremos com a presença dos A.M.E da nossa Escola.

A Fim de criar mais um meio de comunicação, no ano passado, criamos o site: www.campolacanianobsb.com.br na tentativa de facilitar o acesso às atividades, cursos, eventos que sejam ligados à nossa Escola, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Mais recentemente, inauguramos a Clínica Psicanalítica como dispositivo de atendimento. A Clínica Psicanalítica é composta pelos psicanalistas e membros de FCL – Brasília (em formação) e constitui como espaço de oferta de o tratamento analítico a todo sujeito que demanda. Para solicitar atendimento, é preciso entrar em contato diretamente via telefone ou e-mail com os psicanalistas do FCL-Brasília (em formação).

Mais uma vez, esperamos que boas e proveitosas conversas possam advir das propostas de trabalho e que este seja um ano de experiência e transmissão. Desejo a todos, bom trabalho!

  • Flávia Tereza – Coordenadora do FCL-Brasília (em formação) e membro de EPFCL-Brasil.

Aula inaugural

  • Coordenação: Flávia Tereza.
  • Convidada: Daniela Scheinkman Chatelard.
  • Data: 12/02/2019.
  • Horário: 19h30.
  • Local: SEPS 707/907 Edifício San Marino Sala 213.
  • Entrada gratuita.

Seminários

O corpo na psicanálise: da clínica à teoria

Iniciamos nossos estudos com uma questão: de que corpo falamos em psicanálise? Este Seminário é dedicado à pesquisa e ao estudo do corpo a partir da obra de Sigmund Freud e do ensino de Jacques Lacan.

Não iremos restringir nossas leituras, nem desconsiderar outros teóricos, a proposta é de estudar o corpo em psicanálise articulando-o, quando for possível, com outros campos do saber. Dentre alguns conceitos a serem investigados, contamos com: narcisismo; pulsão; pulsão de morte; estádio do espelho; corpo-virtual; corpo atravessado pelo significante; substância de gozo e outros.

Assim como Freud, tomaremos a clínica como soberana e, para isso, disponibilizaremos um encontro por mês para discussão de caso clínico. Distinto de uma supervisão (que trabalha os impasses do um-a-um sobre o lugar do analista na transferência), o Seminário visa construir e discutir coletivamente a articulação entre a prática psicanalítica e sua teoria.

A proposta deste seminário é de servir como preparatório para o XX Encontro Nacional da EPFCL-Brasil “A política do corpo”, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de outubro, em Aracaju.

  • Coordenação: Marcella Laboissière
  • Terças-feiras, das 19h15min às 20h45min (quinzenal)
  • Datas: 19/02, 12/03, 26/03, 09/04, 23/04, 07/05, 21/05, 04/06 e 18/06
  • Local: SEPS 707/907 Edifício San Marino Sala 213
  • Informações: secretaria@campolacanianobsb.com.br | marcellacl@gmail.com | (61) 99956 4649

O Seminário – Livro 11 – Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise

Nesse seminário, mais próximo da prática analítica, Lacan aborda os fundamentos da Psicanálise: “Sobre o que é dos fundamentos da Psicanálise, meu seminário, desde o começo, estava nisto, se assim posso dizer, implicado. Era um elemento seu, pois contribuía para fundá-la in concreto – pois fazia parte da própria práxis – pois lhe era interior – pois era dirigido para algo que é elemento dessa práxis, isto é, a formação de psicanalistas.” (Lacan, 1964).

  • Coordenação: Mônica Nogueira e Jéssica Caiado
  • Terças-feiras, das 20h45min às 22h15min (quinzenal)
  • Datas: 19/02, 12/03, 26/03, 09/04, 23/04, 07/05, 21/05, 04/06 e 18/06
  • Local: SEPS 707/907 Edifício San Marino Sala 213
  • Informações: secretaria@campolacanianobsb.com.br | (61) 99818 1753 e (61) 98162 1027

A Escola de Lacan

A atividade se pretende permanente, do mesmo modo que a formação do analista orientada pelo ensino de Freud e Lacan. O objetivo das reuniões será discutir e construir saberes a respeito da formação do analista, da transmissão e das possibilidades de se fazer a presença viva da psicanálise no mundo. Daremos continuidade à leitura do texto: “Situação da psicanálise e formação do psicanalista em 1956”. Em seguida avançaremos para a leitura da “Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola”.

  • Coordenação: Flávia Tereza
  • Terças-feiras, das 19h15min às 20h45min (quinzenal)
  • Datas: 26/02, 19/03, 02/04, 16/04, 30/04, 14/05, 28/05, 11/06 e 25/06
  • Local: SEPS 707/907 Edifício San Marino Sala 213
  • Informações: secretaria@campolacanianobsb.com.br | (61) 99272 5005

O Seminário – O Real

O Real é o registro que ganhou mais espaço e tempo nos últimos Seminários de Lacan, literalmente. É seu Sinthoma. O objetivo desse Seminário é repetir esse movimento, sempre com o Simbólico e o Imaginário.

  • Coordenação: Cláudio Barra
  • Terças-feiras, das 20h45min às 22h (quinzenal)
  • Datas: 26/02, 19/03, 02/04, 16/04, 30/04, 14/05, 28/05, 11/06 e 25/06
  • Local: SEPS 707/907 Edifício San Marino Sala 213
  • Informações: secretaria@campolacanianobsb.com.br | (61) 99982 4986

Seminário de Escola

Com o objetivo de nos mantermos fiéis com a proposta cunhada por Lacan acerca de uma Escola que não tampone o mal-estar descrito por Freud, mas, ao contrário, que o suporte, teremos o Seminário de Escola com o tema: O que fazemos quando fazemos Escola? Para este Seminário, contaremos com a presença dos A.M.E da nossa Escola.

  • Sextas – feiras, às 19h
  • Datas: 15/03, 12/04, 17/05, 07/06
  • Local: Shis Qi 09 Bl E1 Sala 303 Centro Clínico Lago Sul
  • Informações: secretaria@campolacanianobsb.com.br
  • Seminário gratuito e aberto ao público

Curso de Extensão

Ementa: O Curso de Extensão do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília (em formação), “Os quatro conceitos fundamentais da clínica psicanalítica” visa estender a transmissão da psicanálise àqueles que já iniciaram seu estudo e formação de analista bem como atender a todos que desejem estrear na trilha de Freud e Lacan. O objetivo do curso é o de abordar os quatro conceitos fundamentais da psicanálise – transferência, pulsão, repetição e inconsciente – e como eles se apresentam na clínica psicanalítica. O curso a ser ministrado no primeiro semestre de 2019 será composto por quatro encontros, sendo um sábado por mês.

Encontro mensal aos sábados pela manhã

16/03 – Transferência | Sonia Alberti – A.M.E da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano; Professora Titular da UERJ; Procientista; Preceptora da Residência em Psicologia no Hospital Universitário Pedro Ernesto; Coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ; Pesquisadora do CNPq. Autora de “Esse sujeito adolescente”; “O adolescente e o Outro”; “Crepúsculo da Alma”; além de organizadora de livros e autora de vários artigos na área.

13/04 – Pulsão | Vera Pollo – Psicanalista. Doutora e Mestre em Psicologia pela PUC-RJ; D.E.A. pela Universidade de Paris VIII. Analista membro (AME) da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, e da Internacional dos Fóruns (IF-EPFCL). Professora Titular do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida – Rio de Janeiro e da Especialização em Psicologia Clínica da PUC-RJ. Autora de “Mulheres histéricas” (Contra Capa Livraria, 2003) e de “O medo que temos do corpo” (Editora 7Letras, 2012). E-mail: verapollo8@gmail.com

18/05 – Repetição | Cláudio Barra – Psicanalista; membro do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília (em formação).

08/06 – Inconsciente | Ana Laura Prates – A.M.E da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – FCL-SP; possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Psicanálise pela UERJ. Pesquisadora colaboradora do LABEUB/UNICAMP.

  • Inscrições serão realizadas com a coordenação do FCL-BSB (em formação)
  • Forma de pagamento: dinheiro ou cheque
  • Valor: R$ 290,00 ou em 2x de R$ 145,00 Até dia 26/02: R$ 250,00 ou em 2x de R$ 125,00 (para parcelamentos somente cheque)

Clube de Leitura

Traço e Letra

Antes de tudo, o clube de leitura não se trata de aplicar um método psicanalítico de leitura aos textos literários, muito menos de “superinterpretá-los”, mas de nos deixar ser tocados por seus efeitos e nos interrogar sobre o que a literatura tem a nos ensinar. Esta é uma atividade aberta ao público que propõe uma experiência de leitura e conversação sobre autores e obras da literatura que foram e são reverenciados pela psicanálise desde os tempos de Freud até hoje.

Para Freud, a aliança da psicanálise com a literatura passa pela estrutura do saber inconsciente: E os escritores criativos são aliados muito valiosos, cujo testemunho deve ser levado em alta conta, pois costumam conhecer toda uma vasta gama de coisas, entre o céu e a terra, com as quais a nossa filosofia ainda não nos deixou sonhar. Estão bem adiante de nós, gente comum, no conhecimento da mente, já que se nutrem em fontes que ainda não tornamos acessíveis à ciência (Freud, [1907]1976, p.18,).

No primeiro semestre de 2019 nosso percurso de leitura trará três obras de James Joyce, quais sejam: Dublinenses (1914), Um retrato do artista quando jovem (1904-1914) e Ulisses (1921). O primeiro livro seria uma aposta de entrada no mundo da escrita de James Joyce, o segundo de conhecermos alguns importantes personagens que encontraremos durante a leitura do terceiro e último livro do semestre, Ulisses.

A leitura dos textos de Joyce são muito importantes para acompanhar o que Lacan trabalha durante o seminário 23 e além disso, a escolha das leituras se deu com o desígnio de estarmos em consonância com o BLOOMSDAY 2019 – Lacan leitor de Joyce que acontecerá nos dias 15 e 16 de junho no Rio de Janeiro onde comemoraremos mais um aniversário da obra do escritor irlandês James Joyce, comemoração que já se tornou uma tradição para os colegas do Formações Clínicas do Campo Lacaniano – RJ onde convidam a comunidade à participar das festividades e produções científicas em torno da temática. O Bloomsday celebra o dia em que se passa o livro ULISSES, de James Joyce, 16 de junho de 1904. Joyce é um dos mais inovadores autores do século XX, referência de Lacan no Seminário XXIII, O Sinthoma. Na ocasião estará presente de Collete Soler (Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – França e Formações Clínicas do Campo Lacaniano – Paris). Soler foi membro da antiga Escola dissolvida por Jacques Lacan em

1980, esteve na origem do movimento dos Fóruns do Campo Lacaniano e de sua Escola Internacional de Psicanálise.

  • Os encontros serão realizados com a frequência de uma vez ao mês às sextas-feiras, 17h. Local: SEPS 707/907 Edifício San Marino Sala 213. Atividade gratuita e aberta ao público em geral.
  • Coordenação: Flávia Tereza | flaviatereza@gmail.com | (61) 99272 5005
  • Cronograma de leitura e encontros: Dublinenses: fevereiro, dia 22 | Retrato de um artista quando jovem: março, dia 22 | Ulisses: abril, dia 26 maio, dia 24  junho, dia 28 junho

Cartéis

Cartéis são pequenos grupos de trabalho em que três a cinco pessoas se escolhem a partir de um tema em comum. Depois, elegem mais-um, cuja função é a de provocar cada um no avanço de sua pesquisa e de barrar os efeitos de grupo, fazendo circular a palavra. Ao final, depois de, no máximo, dois anos de duração, espera-se que cada participante apresente um produto, consequência desse tempo de trabalho. Assim, incluir de saída um término para o Cartel é colocar o princípio de dissolução no centro dessa estrutura para que, ao final, seja possível se descolar desse pequeno grupo. Descolar e poder endereçar sua pesquisa à comunidade analítica é o que se espera de um cartelizante, fazendo, desse modo, “Escola”. A entrada na formação psicanalítica por essa via faz trabalhar aquilo que causa um a um em sua escolha pela Psicanálise. Fazer parte de um Cartel depende de um desejo decidido por essa escolha. (Para outras informações: http://www.campolacaniano.com.br/cartel)

As pessoas interessadas podem se inserir em alguns cartéis em formação – que serão divulgados nos cadernos de atividades – entrando em contato com a Coordenação de cartéis, que além de fornecer maiores informações e intermediar a constituição destes, acolhe e divulga as propostas de novos trabalhos.

  • Coordenação de Cartéis: Marcella Laboissière
  • E-mail: marcellacl@gmail.com

Cartéis inscritos

O seminário – Livro 20 – Mais, ainda (Encore)

  • Lucca, Aline
  • Vulej, Mônica
  • Bakuzis, Tamara
  • Lozzi, Silene
  • Castro, Cláudio
  • Mais-um: Tereza, Flávia
  • Constituição: 03/2018
  • O Seminário – Livro 8 – A Transferência
  • Haag, Patrícia
  • Pereira, Halanderson
  • Gerhardt, Claudiana
  • Mais-um: Tereza, Flávia
  • Constituição: 02/2019

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close