Apresentação

O Fórum do Campo Lacaniano de Brasília – em formação propõe, em seu conjunto, atividades de trabalho (cartéis, seminários abertos e fechados, sessões clínicas, encontros culturais) para a transmissão e o estudo da psicanálise na articulação com outras áreas do saber. No horizonte do Fórum do Campo Laniano de Brasília (em formação) está, junto à Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL) e à Internacional dos Fóruns (IF), sua formalização e sustentação. O estudo teórico-clínico proposto no interior do Fórum se caracteriza por suportar, radicalmente, a hipótese do inconsciente se presentificar nos dispositivos públicos e privados. Para tal, oferece um espaço de trabalho que privilegia a leitura de textos e a discussão de casos clínicos.

Fóruns

Os Fóruns do Campo Lacaniano (FCL) reúnem psicanalistas e não psicanalistas em diversas cidades e em várias partes do mundo. Estes Fóruns estão associados à IF-EPFCL e o seu objetivo principal se deduz ao mesmo tempo de sua origem e dessa referência: contribuir para a presença e a manutenção dos desafios do discurso analítico nas conjunturas do século.

O movimento dos Fóruns do Campo Lacaniano no Brasil constituiu a comunidade psicanalítica que deu origem à Associação nacional EPFCL-Brasil e que se distribui em diversas cidades e estados do Brasil. Os Fóruns do Campo Lacaniano acolhem todos aqueles que se interessam pelo estudo da psicanálise, por suas conexões e suas relações com outros discursos.

Os Fóruns locais possuem gestão e programas independentes de qualquer ingerência, mas não sem articulação e solidariedade com o estatuto da EPFCL-Brasil.

Os Fóruns sustentam e oferecem à comunidade de suas cidades e estados instâncias de ensino, pesquisa e transmissão.

https://www.campolacaniano.com.br/foruns

Editorial

Caros colegas,

É com muita esperança que a nova Comissão de Gestão CG 2021-2022 do Fórum-Brasília assume suas funções. Após o ano que não terminou ter sido marcado pelo início da pandemia do COVID-19 no Brasil, o Conselho do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília decidiu suspender, desde abril de 2020, o funcionamento das atividades presenciais e, para este primeiro semestre de 2021, tal decisão será mantida. Assim, assumindo o formato online como a via possível para a manutenção da transmissão da psicanálise em Brasília e no Brasil, o Fórum-Brasília vem apresentar à comunidade o caderno de atividades 1º/2021.

Na trilha do entusiasmo pelo trabalho, o Fórum-Brasília torna pública sua formalização perante a Federação EPFCL-BRASIL, a Internacional dos Fóruns – IF e faz coro aos quinze fóruns espalhados pelo Brasil, nomeação ocorrida na Assembleia Internacional em outubro.

Agora, temos o significante ESCOLA circulando pelo planalto central, o que é motivo de ânimo mas, também, de muito rigor com os ensinamentos propostos por Freud e Lacan.

Além disso, estamos inaugurando Formações Clínicas do Campo Lacaniano – (FCCL-BSB), instituição que, em seu conjunto, propõe atividades de ensino e pesquisa para o estudo da psicanálise na articulação teórico-clínica com outras áreas do saber.

Teremos um semestre movimentado e, para iniciá-lo, abriremos com a aula inaugural Ideologia e alienação do sujeito no Brasil do século XXI: Lacan com Marx no dia 9 de março com o psicanalista Raul Albino Pacheco Filho – Psicanalista A.M.E da EPFCL-BRASIL.

Naquilo que diz respeito aos Seminários do Fórum-Brasília, continuaremos com O Seminário – Livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, coordenado por Jéssica Caiado; O corpo na psicanálise: da clínica à teoria, coordenado por Marcella Laboissière e o Seminário de Escola coordenado por Flávia Tereza e Marcella Laboissière

que contará com a presença de três convidados, são eles: Ana Laura Prates (Fórum-São Paulo), Fenanda Zacharewicz (Fórum-São Paulo) e Felipe Grillo (Fórum – Região Serrana/RJ) e, ainda, com a presença de Rosane Melo – Psicanalista, Analista Membro de Escola (A.M.E) da EPFCL-BRASIL e coordenadora do Fórum-Rio de Janeiro com a continuidade do seminário Hans e as lições da fobia.

Na conexão da Psicanálise com a Literatura, teremos O Clube de Leitura que acontecerá em duas sextas-feiras do semestre, e escolhemos duas obras de Virgínia Woolf, escritora considerada por muitos historiadores uma das precursoras do movimento feminista. No primeiro encontro, em abril, discutiremos Um teto todo seu e no segundo, em junho, Profissões para mulheres e outros artigos feministas.

Com relação à Formações Clínicas do Campo Lacaniano, teremos a inauguração da Rede de Pesquisa Autismo e Psicose na criança coordenada por Valdelice França e o Curso de Extensão Estruturas Clínicas e o Diagnóstico Diferencial em Psicanálise com as convidadas: Elisabeth da Rocha Miranda (Fórum – RIO), Daniela Chatelard (Fórum – BSB), Maria HelenaMartinho (Fórum – RIO) e Sheila Abramovitch (Fórum – RIO).

Como fruto do trabalho do Fórum e, principalmente, com o desejo decidido, é com alegria que anunciamos, para esta comunidade, a entrada da membra: Juliana Uesono. Seja bem-vinda!

É na torcida para que os membros e colegas da nossa comunidade voltem a se reunir presencialmente, que seguiremos trabalhando de forma remota, sem recuar diante do vírus e, mais ainda, do negacionismo, sustentando as instâncias de ensino, pesquisa e transmissão.

Aglomeração, apenas na internet.

Muito entusiasmo e desejo para todxs!

  • Marcella Corrêa Laboissière – Diretora do Fórum do Campo Lacaniano – Brasília | 2021-2022

Como ser membro do Fórum de Brasília e IF- EPFCL-BRASIL?

Através de demanda ao Diretor do Fórum-Brasília mediante a observância dos seguintes requisitos, que são cumulativos e não sucessivos:

a) Entrevista com o Diretor do Fórum-Brasília;

b) Apresentação de carta por escrito, pessoal, individual e assinado pelo próprio candidato a membro, ao Diretor do Fórum-Brasília que, estando de acordo, encaminhará o pedido à secretária da Comissão de Gestão do EPFCL-BRASIL;

c) A CG da EPFCL-BRASIL endereça a carta de boas-vindas ao novo membro, anexada pelo estatuto e cuja data de envio define o mês em que o novo membro deverá iniciar o pagamento de suas cotizações na federação; avisa o moderador da rede de internet para que seja incluído o novo membro; anuncia a entrada do novo membro à comunidade;

d) O Diretor do Fórum-Brasília informará ao Delegado do Fórum que, por sua vez, comunicará o ingresso ao Representante do CRIF no Brasil. Finalmente, comunica ao Tesoureiro do Fórum para o início do controle de pagamento das cotizações.

Membros

Todo membro do Fórum-Brasília é, em um só tempo, membro da Internacional dos Fóruns – IF e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – EPFCL-BRASIL, que tem por responsabilidade acolher os Dispositivos de Escola no Brasil: Comissão de Garantia, Comissão Epistêmica e Secretariado do Passe. A EPFCL-BRASIL participa do movimento nacional de vários fóruns no Brasil (Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Juiz de Fora, Mato Grosso do Sul, Niterói, Nova Iguaçu, Região dos Lagos/RJ, Região Serrana/RJ, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). A cotização anual da EPFCL-BRASIL é estabelecida na Assembleia Geral Ordinária e seus membros têm o direito de receber a Revista Stylus.

Para saber mais acesse: http://stylus.emnuvens.com.br/cs.

Desligamento do Fórum-Brasília

Deverá ser feito através da formalização do pedido de desligamento por meio de carta endereçada à Diretoria do Fórum. Conforme estabelecido em estatuto, o membro perde o direito de frequentar as atividades restritas no caso de não pagamento pelo período de três meses consecutivos.

Recursos do Fórum

No Fórum-Brasília, os recursos são constituídos por cotizações dos membros, doações, parcerias, venda de livros e outros. Os membros pagam suas cotas mensais, cujo vencimento é dia 15 de cada mês ou, anual, conforme valores decididos em Assembleia.

Reunião Mensal

  • CG 2021-2022 (diretoria, secretaria e tesouraria)
  • Quintas-feiras, às 20h
  • DATAS: 18/01, 11/02, 18/03, 15/04, 13/05

Publicações

STYLUS é a publicação semestral da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil. Em circulação desde 2000, a revista publica artigos inéditos das comunidades brasileiras e internacionais do CAMPO LACANIANO, bem como artigos de outros colegas que orientam sua leitura da psicanálise principalmente pelos textos de Sigmund Freud e Jacques Lacan. Também apresenta artigos provenientes de outros campos de saber (arte, ciência, filosofia, linguística, literatura, música, topologia, etc.) que tomam a psicanálise como eixo de suas conexões reflexivas. Tem como objetivo promover o debate a respeito da psicanálise e suas conexões com os outros discursos.

No site da FFCL/EPFCL – Brasil, você tem acesso a versão online da revista. Acesse: http://www.campolacaniano.com.br/stylus

STYLETE LACANIANO é uma revista digital da EPFCL Brasil. Propõe-se a ser o lugar de gravações e traços, marcas e vestígios que se escrevem por aqueles que – cada com seu stylo, suas tintas e suas cores – estão decididos a sulcarem o campo lacaniano. Sempre terreno de aragem, de cortes, ocos, sulcos e plantios. Aqui recebemos curtos textos, cortes cirúrgicos, curtidas estilosas, além de vídeos, imagens, músicas, áudios, imagens-textos, e outras produções que transmitam aquilo que do inconsciente e do gozo se deposita para cada um como sublimação ou sinthoma.

Para acessar outras publicações da Escola, como: Heteridade, Wunsch, Marraio, Folhetim, Livro Zero, acesse a página https://www.campolacaniano.com.br


EPFCL-BRASIL E O MOVIMENTO ARTICULAÇÃO DAS ENTIDADES PSICANALÍTICAS BRASILEIRAS

O início da Articulação se deu no ano 2000, quando começamos a nos preocupar com o surgimento de inúmeros projetos de lei por uma regulamentação da psicanálise, tendo em vista, sobretudo, a política da saúde subvencionada pelo Estado. No Brasil, com uma particularidade a mais: uma deturpação dos conceitos da psicanálise em cursos e programas de treinamentos, inclusive se identificando com orientações que então chamávamos de os “novos evangélicos”, mas que, na realidade, não são sem relação com toda uma orientação que articula o discurso da tecnociência àquele do capitalista. Há 20 anos assistíamos apenas ao começo… desde então vimos nos articulando a cada vez que aparecem novas propostas desse tipo, trabalhando em conjunto, também no próprio Congresso Nacional.

As entidades que constituem a Articulação são, necessariamente, de formação de psicanalistas, o que não impede que outras instituições que não têm tal enfoque, possam se interessar pelo movimento, assinar seus manifestos a convite da Articulação caso com eles se identifiquem, apostar no seu sucesso, e vir em nosso auxílio a cada vez que isso for preciso. Ao mesmo tempo, o fato de as entidades psicanalíticas que compõem a Articulação se reconhecerem como instituições de formação de psicanalistas, por si só já é um enorme avanço na história da psicanálise, que não é sem comportar inúmeras rupturas. O movimento faz todo um esforço em identificar o que nos une, fundamentalmente a sustentação da psicanálise freudiana, suas duas regras – a livre associação de ideias e a atenção livremente flutuante – e o tripé da formação do analista: sua análise pessoal, a supervisão e o corpo teórico-clínico que emana do saber da psicanálise.

Atualmente, representam a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil (EPFCL-Brasil), três colegas membros da nossa Escola: Sonia Alberti, Lia Silveira e Bruna Americano. Associa-se a elas, ainda, Marcella Laboissière que, vivendo em Brasília, pode acompanhar de perto toda e qualquer movimentação de que participamos, diretamente do Planalto Central.

Para maiores informações e acesso aos documentos, entre em https://www.campolacaniano.com.br/manifestos


Eventos

  • XXI Encontro Nacional da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – EPFCL/BrasilO sintoma e o psicanalista: topologia, clínica, política – VIA ON-LINE Convidada internacional: Colette Soler;
  • XI Encontro Internacional dos Fóruns de Psicanálise do Campo Lacaniano Tratamentos do corpo na atualidade e na psicanálise 24, 25 e 26 de setembro de 2021 – Salvador/Bahia 01 a 05 de julho de 2022 – Buenos Aires/Argentina.

Aula Inaugural 1/2021

IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO DO SUJEITO NO BRASIL DO SÉCULO XXI: LACAN COM MARX

Raul Albino Pacheco Filho – Psicanalista A.M.E da EPFCL-BRASIL. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, onde coordena a Rede de Pesquisa Psicanálise e Saúde Pública. Professor Titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, atuando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, onde coordena o Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade, e no Curso de Graduação em Psicologia, onde coordena o Núcleo de Psicanálise, Práticas Clínicas e Saúde. Psicólogo pela PUC-SP e Mestre e Doutor pelo Instituto de Psicologia da USP.

  • Data: 9/03/2021
  • Horário: 20h
  • Local: Zoom ID 814 9328 6225
  • Atividade gratuita e aberta ao público

Seminários

O SEMINÁRIO – LIVRO 11 – OS QUATRO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE

  • Coordenação: Jéssica Caiado
  • Terças-feiras, das 20h às 21h30 – atividade quinzenal
  • Datas: 16 e 30/03; 13 e 27/04; 11 e 25/05; 8 e 22/06
  • Inscrições: chaercaiado@gmail.com | (61) 98162 1027 – Seminário on-line, Plataforma ZOOM
  • (ID e senha a serem divulgados em grupo de WhatsApp)

Nesse seminário, mais próximo da prática analítica, Lacan aborda os fundamentos da Psicanálise: “Sobre o que é dos fundamentos da Psicanálise, meu seminário, desde o começo, estava nisto, se assim posso dizer, implicado. Era um elemento seu, pois contribuía para fundá-la in concreto – pois fazia parte da própria práxis – pois lhe era interior – pois era dirigido para algo que é elemento dessa práxis, isto é, a formação de psicanalistas.” (Lacan, 1964).

O CORPO NA PSICANÁLISE: DA CLÍNICA À TEORIA

  • Coordenação: Marcella Laboissière
  • Terças-feiras, das 19h às 20h30min – atividade quinzenal
  • Datas: 23/03; 6 e 20/04; 4 e 18/05; 15 e 29/06
  • Inscrições: marcellacl@gmail.com | (61) 99953 4649 – Seminário on-line, Plataforma ZOOM
  • (ID e senha a serem divulgados em grupo de WhatsApp)

Iniciamos nossos estudos com uma questão: de que corpo falamos em psicanálise? Este Seminário é dedicado à pesquisa e ao estudo do corpo a partir da obra de Sigmund Freud e do ensino de Jacques Lacan. Não iremos restringir nossas leituras, nem desconsiderar outros teóricos, a proposta é de estudar o corpo em psicanálise articulando-o, quando for possível, com outros campos do saber. Dentre alguns conceitos a serem investigados, contamos com: narcisismo; pulsão; pulsão de morte; estádio do espelho; corpo-virtual; corpo atravessado pelo significante; substância de gozo e outros. Neste semestre, continuaremos com o método de leitura linha a linha do texto Mais além do princípio do prazer, 1920.

SEMINÁRIO DE ESCOLA

  • Coordenação: Flávia Tereza e Marcella Laboissière
  • Sexta-feira, das 19h às 20h30 – atividade mensal
  • Inscrições: flaviatereza@gmail.com | (61) 99272 5005 ou marcellacl@gmail.com | (61) 99953
  • 4649 – Seminário on-line, Plataforma ZOOM
  • (ID e senha a serem divulgados em um grupo de WhatsApp)

O Seminário de Escola tem o objetivo de nos mantermos fiéis à proposta cunhada por Lacan acerca de uma Escola que não tampone o mal-estar descrito por Freud, mas, ao contrário, suporte-o.

Ana Laura Prates – A.M.E da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – FCLSP; possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em psicologia clínica pela USP e Pós-doutorado em Psicanálise pela UERJ. Pesquisadora colaboradora do LABEUB/UNICAMP.

  • Tema: A formação do analista
  • Data: 9/04

Fernanda Zacharewicz – Psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, membro do FCL-SP, doutora em Psicologia Social pela PUC/SP e editora da Aller.

  • Tema: A estrutura da Escola: Cartel
  • Data: 7/05

Felipe Grillo – Psicanalista. Membro do Fórum Região Serrana/RJ e do Fórum-Rio, Atual Coordenador do Fórum Região Serrana/RJ. Mestrado em psicanálise pela UERJ e especialização em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.

  • Tema: A transferência no percurso de Escola
  • Data: 18/06

HANS E AS LIÇÕES DA FOBIA

Coordenação: Rosane Melo – Psicanalista, Analista Membro de Escola (A.M.E) da EPFCL, Coordenadora do FCL-Rio de Janeiro, Membro do Colegiado de FCCL-RJ; Professora Associada do curso de Psicologia e do curso de Mestrado em Psicologia da UFRRJ, Coordenadora do curso de Psicologia da UFRRJ.

  • Inscrições: secretaria@campolacanianobsb.com.br ou (61) 99590-9299 – Seminário on-line,
  • Plataforma ZOOM (ID e senha a serem divulgados em um grupo de WhatsApp)
  • Atividade mensal, sábado, das 10h30 às 12h
  • Datas: 27/03, 24/04, 22/05 e 26/06

27/03 – Fobia e fetiche: o objeto em questão

24/04 – A fobia e as teorias sexuais infantis

22/05 – A metáfora fóbica

26/06 – A fobia e a significação do falo

A leitura linha a linha do Caso Hans em Freud nos leva a considerar a fobia um quadro inerente à infância, quase inevitável, e coloca em cena uma solução a qual se tornará paradigmática das ameaças futuras do desaparecimento do desejo. Ao acompanharmos as lições extraídas da Conferência XXXII, Angústia e vida pulsional, deparamo-nos com as relações estabelecidas por Freud entre fobia, trauma, angústia e desejo, e por Lacan entre a fobia, o significante, o falo e o real. Tais relações reorientam nossas leituras sobre o objeto perdido e as escolhas de objeto ao adentrarmos no O Seminário, livro IV, A relação de objeto. Sabemos que são alguns os desdobramentos lacanianos do conceito de objeto a, indexador das relações de objeto, na medida em que confere interesse a todos os objetos do mundo mundano.


Clube de Leitura

Antes de tudo, o clube de leitura não se trata de aplicar um método psicanalítico de leitura aos textos literários, muito menos de “superinterpretá-los”, mas de nos deixar ser tocados por seus efeitos e nos interrogar sobre o que a literatura tem a nos ensinar. Esta é uma atividade aberta ao público que propõe uma experiência de leitura e conversação sobre autores e obras da literatura que foram e são reverenciados pela psicanálise desde os tempos de Freud até hoje.

Iniciaremos o ano de 2021 propondo a leitura e o debate de duas obras de Virgínia Woolf, escritora considerada por muitos historiadores uma das precursoras do movimento feminista que por meio literatura, apostou na descoberta de caminhos menos obscuros para as mulheres da modernidade. Através de seus romances, Virgínia também denunciou a ideologia patriarcal defendida pelo fascismo que crescia de forma inquietante nos anos 1930, leitora de Freud, teceu austeras críticas a seu pensamento, especialmente no que se referia às suas ideias sobre o feminino. Mais uma vez, vimos confirmar que a arte, a literatura e a psicanálise são extremamente importantes para o entendimento e construção da subjetividade humana. Assim, escolhemos debater dois romances da autora: em abril discutiremos Um teto todo seu e em junho será debatido Profissões para mulheres e outros artigos feministas.

Encontros:

30 DE ABRIL | UM TETO TODO SEU

  • Convidada para o debate: Tainá Pinto, psicanalista e doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura (UnB)

25 DE JUNHO | PROFISSÕES PARA MULHERES E OUTROS ARTIGOS FEMINISTAS

  • Convidada para o debate: Taoana Padilha, psicanalista. Especialista em Psicologia Clínica (PUC – RJ), mestra em Psicanálise (UERJ) e doutoranda em Psicologia Social (PUC – SP). Membro da Internacional dos Fóruns, do Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis (em formação) e do Fórum do Campo Lacaniano de SP.
  • Duas sextas-feiras do semestre, às 20h.
  • Atividade gratuita e aberta ao público em geral. Inscrições: flaviatereza@gmail.com | (61) 99272 5005 – Encontros on-line, Plataforma ZOOM (ID e senha a serem divulgados em um grupo de WhatsApp).
  • Coordenação: Angela Silva e Flávia Tereza.

Cartéis

Os cartéis são pequenos grupos de trabalho em que três a cinco pessoas se escolhem a partir de um tema em comum. Depois, elegem mais-um, cuja função é a de provocar cada um no avanço de sua pesquisa e de barrar os efeitos de grupo, fazendo circular a palavra.

Ao final, depois de, no máximo, dois anos de duração, espera-se que cada participante apresente um produto, consequência desse tempo de trabalho. Assim, incluir de saída um término para o Cartel é colocar o princípio de dissolução no centro dessa estrutura para que, ao final, seja possível se descolar desse pequeno grupo. Descolar e poder endereçar sua pesquisa à comunidade analítica é o que se espera de um cartelizante, fazendo, desse modo, “Escola”. A entrada na formação psicanalítica por essa via faz trabalhar aquilo que causa um a um em sua escolha pela Psicanálise. Fazer parte de um Cartel depende de um desejo decidido por essa escolha.

Cartel

  • Coordenação: Jéssica Caiado
  • E-mail: chaercaiado@gmail.com

Cartéis Declarados no Fórum Brasília/DF

Transferência

  • COSTA, Gustavo | gustavo@arcos.org.br
  • LIMA, Robival | robivallima@gmail.com
  • CAIADO, Jessica | chaercaiado@gmail.com
  • RODRIGUES, Luciana | lumaria2209@gmail.com
  • Mais Um: LABOISSIÈRE, Marcella | marcellacl@gmail.com
  • Constituição: julho/2019

O Seminário Livro 8, A Transferência – Jacques Lacan

  • HAAG, Patrícia | pmarques.souza@gmail.com
  • PEREIRA, HALANDERSON | halandersonpereira@gmail.com
  • GERHARDT, Claudiana | claudianalinhares@gmail.com
  • Mais Um: TEREZA, Flávia | flaviatereza@gmail.com
  • Constituição: fevereiro/2019

O corpo na psicanálise – CARTEL DISSOLVIDO

  • LABOISSIÈRE, Marcella | marcellacl@gmail.com
  • TEREZA, Flávia | flaviatereza@gmail.com
  • AMORIM E LEAL, Ana Flávia de | anaflavialeal86@gmail.com
  • OLIVEIRA, Aline Graziele | aline.grazzy@gmail.com
  • Mais Um: GUIMARÃES, Anallú | anallugfirme@gmail.com
  • Constituição: julho/2019

Feminilidade

  • ALVES, Rafaella | rafaella.alvessouzaa@gmail.com
  • RODRIGUES, Heloiza | Helenaheloiza.hr@hotmail.com
  • BOTELHO, Jeferson | jef_09_pc@hotmail.com
  • OLIVEIRA, Maria Clara | mariaaclarasopsi@gmail.com
  • MOTA, Débora | deboramotabarros@gmail.com
  • Mais Um: TEREZA, Flávia | flaviatereza@gmail.com
  • Data de constituição: agosto de 2020

O desejo e a sua interpretação

  • SILVA, Mônica Regina Nogueira da | monicaregi@yahoo.com.br
  • OLIVEIRA, Bruno Leonardo Vieira de | brunno.vieira@outlook.com.br
  • LORENZON, Anallú Guimarães Firme |anallugfirme@gmail.com
  • CÂNDIDO, Alex Sandro Jesus | alexxjcandido@gmail.com
  • Mais Um: CAIADO, Jessica Chaer | chaercaiado@gmail.com
  • Data de constituição: janeiro de 2021

Da psicanálise em intensão à extensão – Da formação analítica a transmissão

  • FRANÇA, Valdelice Nascimento de | valdelicepsicologia@yahoo.com.br
  • SANTOS, Milla Karolini Ventura dos | milla.karoll@gmail.com
  • SOUSA E SILVA, Mariana de | marisousasilva@gmail.com
  • SANTOS, Gabriela da Silva | silvagabrielasa@gmail.com
  • Mais Um: SILVA, Mônica Regina Nogueira da, | monicaregi@yahoo.com.br
  • Data de constituição: fevereiro de 2021

Formação do analista e aspectos da clínica

  • FREITAS, Adriadny Ribeiro de | adriadny.ribeiro.freitas@gmail.com
  • OLIVEIRA, Bruno Leonardo Vieira de | brunno.vieira@outlook.com.br
  • VASCONCELOS, Danielle Ferreira | niellevasconcelos@gmail.com
  • DANTAS, Larissa Correia Nunes | larissacndantas@gmail.com
  • Mais Um: UESONO, Juliana | juesono@gmail.com
  • Data da constituição: setembro de 2020

Rede de Pesquisa

  • Coordenação: Valdelice França
  • Quartas-feiras, das 19:30h às 21:00h – atividade quinzenal
  • Datas: 17 e 31/03; 14 e 28/04; 12 e 26/05; 09 e 23/06
  • Inscrições: vnf1076@gmail.com | (61) 99318-7724
  • Público alvo: psicanalistas, profissionais e estudantes da saúde, da educação e de outros
  • campos de saber, interessados nesta temática.
  • Informações: vnf1076@gmail.com | (61) 99318-7724 – Seminário on-line, Plataforma ZOOM
  • (ID e senha a serem divulgados em grupo de WhatsApp)

A clínica com crianças, nestes últimos tempos, tem se deparado com diversas questões que envolvem o autismo e a psicose no campo da infância. Temos recebido em nossos consultórios e na clínica institucional uma verdadeira “enxurrada” de diagnósticos de autismo. Os pais muitas vezes encaminhados pela escola ou um profissional de saúde, já chegam com laudos prontos com este diagnóstico. Em contrapartida uma ausência no DSM V, do diagnóstico da psicose na infância, com a retirada da atual nosografia psiquiátrica.

Quais seriam os efeitos deste fato, para a clínica, a política e a vida das crianças hoje enquadradas no denominado “espectro do autismo”? E a debilidade como se apresenta na infância atual? A partir destas questões proponho esta rede de pesquisa, enquanto espaço dedicado ao diálogo entre psicanalistas e demais profissionais que se interessem por esta temática, para que façamos uma reflexão da clínica à política, sobre o que podemos contribuir no campo da teoria, da prática e da pesquisa sobre o autismo e a psicose na infância.


Curso de Extensão 1/2021

ESTRUTURAS CLÍNICAS E O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL EM PSICANÁLISE

  • Curso de extensão | 1º semestre de 2021
  • Coordenação: Marcella Laboissière, Flávia Tereza, Mônica Nogueira e Valdelice França
  • Sábado, das 10h30 às 12h – atividade mensal
  • PLATAFORMA ZOOM

20.03.2021 – AULA INAUGURAL | ELISABETH DA ROCHA MIRANDA – A.M.E da EPFCLBrasil, membro do Fórum-Rio de Janeiro e de Formações Clínicas do Campo Lacaniano FCCL-RIO, Doutora pela UERJ e professora da Especialização da PUC-RIO e autora do livro Desarrazoadas: devastação e êxtase.

17.04.2021 – NEUROSE | DANIELA CHATELARD – Psicanalista, membro da EPFCL-BRASIL, do Fórum – BSB e Delegada na Gestão 2021-2022, professora da Universidade de Brasília – Departamento de Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura. Mestre em Psicanálise na Université de Paris 8 e doutora em Filosofia na Université de Paris 8. Autora do livro: O conceito de objeto na psicanálise: do fenômeno à escrita (Editora Universidade de Brasília, 2005). Coordenadora do Projeto O corpo na psicanálise: Das marcas criadas na infância no laço com o Outro, à leitura do infantil na clínica da dor- CAEP-UnB e do Projeto Relação Mãe-Bebê no Pré-Natal e na Maternidade no Hospital Universitário de Brasília.

15.05.2021 – PERVERSÃO | MARIA HELENA MARTINHO – Psicanalista; Doutora e Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise do Instituto de Psicologia da UERJ; Professora e supervisora Clínica do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC-RIO; Psicanalista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – EPFCL-Brasil/Fórum Rio de Janeiro; Membro do Colegiado de Formações Clínicas do Campo Lacaniano – FCCL-RIO.

19.06.2021 – PSICOSE | SHEILA ABRAMOVITCH – Psiquiatra; Psicanalista; Doutora em medicina pela Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ); Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO); Professora do Curso de Especialização lato sensu de Psicologia Clínica (PUC-RIO); Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFC-Brasil); Membro do Fórum-Rio; Coordenadora do Colegiado de Formações Clínicas do Campo Lacaniano (FCCL-Rio).

  • Informações e inscrições: secretaria@campolacanianobsb.com.br | (61) 99590-9299
  • Valores: – Membro do Fórum-Brasília – GRATUITO | Público externo – R$150,00

Encontro Clínico

Encontro que visa articular a teoria psicanalítica com a prática clínica. Trata-se do trabalho coletivo de elaboração em relação à clínica de psicanálise de FCCL-BSB, discussão, construção de caso clínico e leitura de textos fundadores.

Reunião destinada aos analistas que atendem pela clínica de psicanálise e aberto aos membros do FCL-BSB – atividade restrita aos membros.

  • Coordenação: Valdelice França, Marcella Laboissière e Márcia Maesso
  • Datas: 12/03 e 21/05
  • Sextas-feiras, das 19h30 às 21h

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close